> Poder Jovem

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Interclasse

                                                       Dia 30 de Novembro de 2016
Sera realizado o início da Interclasse 2016 na Escola Nicia Fabiola Zanuto Giraldi vai ser um grande sucesso que vai ser realizado  A competição, principalmente no âmbito escolar, por muito tempo esteve polarizada, sendo alimentada à base de contradições e, conseqüentemente, repelindo qualquer possibilidade de diálogo. Os pólos que alimentaram as discussões sobre competições, em diferentes abordagens, viveram, ou vivem reféns da apresentação de seus aspectos positivos de um lado e dos negativos do outro.
Dentre os principais fatores que contribuíram para as contradições dessas discussões, temos sua negação pela Educação Física, quando analisamos o número de obras que discutem a competição no espaço escolar. Idêntico modo acontece com a Pedagogia do Esporte que, mesmo reconhecendo o significativo avanço promovido pelas principais abordagens atuais, ainda são poucos os autores e obras que se dedicam efetivamente ao estudo da teoria e prática da competição escolar. BOA INTERCLASSE!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Projeto Sawabona


PROJETO SAWABONA: Contando Africanidades

O  Projeto SAWABONA -  Contando Africanidades é consolidar a valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira e africana. Visa também despertar o interesse do público em geral (afro e não afrodescendentes) e assim promover o conhecimento sobre personagens afrodescendentes que tiveram grande participação política, acadêmica, tecnológica, social, literária e artística na formação da sociedade brasileira.
Esse é mais um projeto desenvolvido com o Grêmio Estudantil da Escola Nícia Fabíola Zanuto Giraldi e alunos dos 6ºs Anos. 


 


Projeto "Olimpíadas 2016"


Parceria do Grêmio Estudantil com os Jovens Protagonistas da Escola Nícia Fabíola Zanuto Giraldi.




 




sábado, 11 de junho de 2016

De 9 á 15 de junho de 2016.
Aconterá a Olimpádas na escola Nícia
             Obrigado a todos!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Festa Junina Escolar

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações de alguns dias realizadas em vários países. São historicamente relacionadas com o solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul), celebrados no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano). A festa se originou na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares (Santo AntónioSão Pedro e São João). Além de São João, comemorado no dia 24, os outros são São Pedro (no dia 29) e Santo António(no dia 13). Em Portugal, as festas dos três marcam o início das festas católicas em todo o país.
Então fiquem ligados que na escola Nicia Fabiola no dia 16 de junho de 2016 acontecerá a festa junina.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Tire todas suas dúvidas e entenda o papel dos Grêmios Estudantis nas escolas da rede.







   Atualmente a rede pública de ensino conta com 3.380 Grêmios Estudantis formados por alunos das escolas, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania. Por meio dos grêmios, os jovens podem exercer a participação democrática na sociedade, além de desenvolver o espírito de liderança e responsabilidade.
As agremiações, ao lado dos diretores e coordenadores pedagógicos, colaboram também para a gestão das escolas, auxiliando nos bons resultados de aprendizagem.
Para esclarecer alguns pontos sobre a atuação desses colegiados, o Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), órgão da Educação, elaborou uma lista de perguntas e respostas para orientar o trabalho dos grupos nas escolas. Questões como autonomia, recursos financeiros e eleições estão entre os pontos abordados, além de uma relação de sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos grêmio.
Confira sete perguntas e respostas para orientar a atuação do grêmio estudantil em sua escola:
1)    Quem pode participar da diretoria de um Grêmio Estudantil?
Todo aluno matriculado na escola poderá ser da Diretoria do Grêmio, desde que esteja inscrito na chapa vencedora. Em relação ao cargo, os membros da própria chapa deverão escolher qual posição terão de acordo com as áreas de interesse de cada um.
2)    Como é escolhida a data para a eleição do Grêmio Estudantil?A data para a eleição do Grêmio deve acontecer dois dias letivos após o último dia de campanha das chapas.
3)    O Grêmio Estudantil tem direito a uma sala na unidade escolar?
 Sim. É importante que a diretoria da escola disponibilize uma sala para a sede do Grêmio.
4)    Qual a autonomia do Grêmio?
O Grêmio tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para executá-las, no entanto, o grupo deve contar com o apoio e a autorização da direção ou do Conselho de Escola. O grêmio tem direito de participar da organização do calendário escolar e deve articular e negociar os interesses junto à direção.
De acordo com levantamento do Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), entre os mais de 3,3 mil grêmios atuantes em escolas estaduais, 29% dos grupos têm como foco organizar atividades esportivas. Outros 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino. O entretenimento é responsável pela atenção de 12% dos grêmios.
5)    O que é possível fazer com os recursos financeiros captados pelo Grêmio Estudantil?
É possível utilizar os recursos para organizar e promover atividades ou eventos do Grêmio. Como por exemplo, comprar um computador para a sala do grupo, promover uma excursão para um museu, entre outros. Nenhum membro do Grêmio pode ser remunerado. A participação é voluntária!
6)    O que acontece com os bens materiais que o Grêmio adquire depois que uma diretoria encerra seu mandato?
Quando uma diretoria encerra seu mandato, os bens adquiridos permanecem no Grêmio Estudantil. Os bens serão averiguados pelo diretor e pelo Conselho Fiscal (três alunos eleitos pelo Conselho de Representantes de Classe). É muito importante a transparência no gerenciamento e o incentivo à participação dos alunos nas decisões de aplicação dos recursos financeiros.
7)    Os integrantes do Grêmio podem sair da sala de aula quando houver necessidade?
A orientação dada aos grêmios é que evitem marcar reuniões e atividades em horários de aula. Quanto mais envolvidos com as disciplinas, com os professores e com a escola em geral, mais o grêmio saberá que propor e aprimorar. Em casos urgentes, com autorização do professor ou da direção da escola, é possível a saída de um membro.
Confira a lista de sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos Grêmios:
grmios_atividades_739


sábado, 27 de fevereiro de 2016

Plano de ação de Reativação do Grêmio .

Contextualização

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
(Herbert de Souza)

NECESSÁRIO A LEITURA PREVIA DESTE MATERIAL PARA PODER FAZER PARTE DESTE PROCESSO DEMOCRÁTICO

O que é o Grêmio Estudantil?



     O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

     O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.


Objetivos

   É importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões,
fazendo com que eles junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores dos debates para a construção das regras dentro da escola.Para resumir:

um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade. 



Por que um Grêmio na escola?


     Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Na sua escola, com certeza, não é diferente.

     O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade, apresentando suas idéias e opiniões.

     Mas toda participação exige responsabilidade!

     É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

Faça parte desse grupo

     Participar é importante para poder transformar. Se não estamos satisfeitos com alguma coisa, podemos propor alternativas e participar na sua transformação.
    Se estivermos contentes com algo, podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossa experiência.
Isso é exercício de cidadania.

     Por isso é muito importante aprendermos a participar organizadamente das atividades da sociedade, da nossa comunidade e da nossa escola. E a melhor forma de aprender a participar é participando, ou seja, aproveitando as oportunidades que aparecem ou mesmo criando-as.

     Quanto mais estimulamos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.

     Esse é o desafio de  Todos juntos somos fortes:A comunidade.

     O Grêmio Estudantil faz parte da comunidade escolar. Isso significa que ele participa da rede de atores envolvida com o cotidiano da escola e comprometida com seu dia-a-dia (diretores, professores, funcionários, pais, alunos etc.).

     Um Grêmio que estabelece uma boa rede de relações com os outros atores da comunidade escolar terá mais pessoas comprometidas com as ações que pretende realizar, e assim poderá ampliar o alcance e o impacto de suas iniciativas.


• Saber negociar com a direção da escola, mostrando sempre a importância e a necessidade daquilo que se pretende organizar.

• Buscar o envolvimento dos professores nos projetos, pois eles podem contribuir de formas muito diversificadas e ricas nas ações do Grêmio.

• Investir na comunicação do Grêmio: divulgar sempre e de diversas formas (por exemplo: por cartazes, rádio ou reuniões) as ações que o Grêmio realizou, está realizando e realizará.

• Ouvir as sugestões que os alunos trazem. Afinal, não podemos esquecer que o Grêmio existe para representá-los. Mas vale a recomendação: quando uma sugestão não é viável, é muito importante comunicar os alunos sobre a inviabilidade da idéia, afinal eles têm o direito de saber o porquê.

• Fazer parcerias com instituições (sociais, esportivas etc.) e estabelecimentos comercias da região: envolvê-los em gincanas, campanhas, ações sociais,
culturais e políticas da comunidade. Uma dica importante: não esqueça nunca de divulgar o nome dos parceiros que colaboram com o projeto, é uma medida justa e estratégica para futuros apoios. 



Participe você também.

Se alguém precisa começar... 

Se alguém já começou...

Alguém precisa continuar...

ESSE ALGUÉM É VOCÊ!

Legislação que apóia a formação dos Grêmios Estudantis